quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Relacionamentos na visão dos cabalistas


EU QUERO ME TORNAR A PESSOA CERTA.


"Muito freqüentemente nosso foco é encontrar a pessoa certa, descobrir de alguma forma aquele ser humano entre um milhão que preencha exatamente nossas necessidades e especificações. Mas a Kabbalah ensina que isto significa colocar a ênfase no lugar errado. Tornar-se a pessoa certa – e não encontrar a pessoa certa – é a verdadeira chave para os relacionamentos amorosos. "


O propósito das nossas vidas é nos transformarmos, a fim de que possamos receber a plenitude completa e definitiva. Estamos aqui neste mundo para atingir nosso potencial e para literalmente ser como Deus, com o dar e o compartilhar como a base do nosso ser. E ainda assim o processo de auto transformação não é algo que aconteça em um nível abstrato e teológico; antes, ele ocorre entre nós e as outras pessoas. Nossos relacionamentos – especialmente aqueles com as pessoas mais próximas a nós – são as verdadeiras oportunidades que nos são dadas de emular a tolerância, o compartilhar e o amor que são a essência do Criador. Estas são as qualidades que nossos relacionamentos podem nos ensinar, e essas são as qualidades de que mais necessitamos para saber se cumpriremos com o verdadeiro propósito de nossas vidas. Ao compreender isto, tudo o que ocorre entre nós e os outros é visto sob um novo prisma. Amar – e abrir-nos para uma gama infinita de emoções e experiências compartilhadas – torna-se algo muito além do romântico ou excitante. Em um nível muito mais profundo, no nível das nossas almas, estamos mudando e crescendo. Estamos literalmente chegando mais próximos de Deus, e ao fazê-lo, estamos nos abrindo para a plenitude que esta proximidade traz.E, além disso, não são só os momentos alegres que compartilhamos que possibilitam esta transformação; as próprias épocas difíceis ou os pontos de conflito são oportunidades para uma mudança positiva. Na verdade, os momentos difíceis que enfrentamos são as verdadeiras oportunidades que o relacionamento nos oferece. O que parece ser um problema, na verdade é uma dádiva: uma oportunidade de remover um obstáculo interno que se coloca
entre nós e a felicidade ilimitada que é o nosso verdadeiro destino.
Muito freqüentemente nosso foco é encontrar a pessoa certa, descobrir de alguma forma aquele ser humano entre um milhão que preencha exatamente nossas necessidades e especificações. Mas a Kabbalah ensina que isto significa colocar a ênfase no lugar errado. Tornar-se a pessoa certa – e não encontrar a pessoa certa – é a verdadeira chave para os relacionamentos amorosos. E o que é mais, as dificuldades e desavenças são, sem exceção, oportunidades de nos tornarmos a pessoa certa – de assumir total responsabilidade, tanto no nível prático de como lidamos com o conflito, quanto no nível de como vemos nossas vidas como um todo. Quando mudamos a perspectiva de “ganhar” para aquela de ajudar a quem amamos – especialmente quando estamos com raiva – a raiva se dissipa imediatamente. Não se trata de um milagre; simplesmente é assim que as coisas funcionam no nível das energias positiva e negativa. Assim como a escuridão não pode coexistir com a luz, o conflito não pode permanecer quando você tem a verdadeira intenção de ajudar e compartilhar com os outros.

Se você continua vivenciando repetidamente os mesmos problemas de relacionamento, é porque ainda não compreendeu onde se encontra o verdadeiro problema. Você ainda continua esperando que os outros mudem, sem realmente corrigir os aspectos em você que necessitam ser transformados. Realizar esta correção é um aspecto fundamental do seu trabalho espiritual. Existe até mesmo uma palavra em hebraico para isso: tikun. Completar seu tikun é o motivo pelo qual sua alma está neste mundo nesta vida. Na verdade, os cabalistas explicam que as almas vêm ao mundo muitas vezes para alcançar sua correção espiritual, e continuarão a vir até que por fim atinjam a correção espiritual de uma vez por todas. Seus relacionamentos mais próximos são o lugar onde seu tikun pode de fato ser completado – onde você não só encontra as pessoas que estava procurando, como literalmente aquelas que o transformam na pessoa que você deveria ser.

Deus criou o mundo; Deus nos fez existir. Mas agora nossa tarefa é nos tornarmos a causa por nosso próprio merecimento: emular a essência de compartilhar do Criador, e desta forma receber a plenitude que o Criador deseja e intenciona para nós. Este é o conhecimento e a sabedoria que nossos relacionamentos vieram para nos ensinar. E é isto que precisamos abrir nossos corações para aprender.

Citação de chamada: “É nada menos do que o motivo pelo qual o mundo, bem como o universo como um todo, foi criado no início dos tempos.”

2 comentários:

Eliane Furtado disse...

Lamento informar que ..."roubei"
O máximo!!!!!!!
Este blog é lindo, fino, charmoso, não é como uns e outros cheios de ...vamos dizer variedades eehehehehehehehhe

Paty Reis Oliveira disse...

Já te disse que vc pode tudo!!!
obrigada pelo elogio. Providenciarei masi variedades baby. Me aguarde!!!!
Um beijão!